Fundada em janeiro 2007, a Ondular vem participando ativamente dos seguintes projetos:

Exposição multimídia itinerante (MG, DF e RJ) sobre a obra e vida do escritor. Participação da Ondular: elaboração, agenciamento e gestão financeira. Projeto findo em 2008, executado em parceria com a Sala2 Cinemavideo e a Tropical Produções.

Projeto de restauração de patrimônio ecológico do Jardim Botânico do Rio de Janeiro da Associação de Amigos do Jardim Botânico RJ. Participação de sócio Ondular: agenciamento, formatação na lei Rouanet e supervisão de execução. Projeto concluído.

Programa financiado pela Fundação Vale do Rio Doce com vistas no planejamento da Ilha Grande. Participação de dois sócios da Ondular: coordenadores da formação de jovens pesquisadores para a realização de diagnóstico participativo das comunidades.

Elaboração e agenciamento de projeto para recuperação da estrada das Paineiras, ao lado do Corcovado, com restauração dos equipamentos urbanos, sinalização e orientação educacional de atividades físicas e esportivas no local. Parceria de sócio Ondular com Associação de Amigos do Parque Nacional da Tijuca e a Clan Design. Projeto em fase de captação de recursos.

Formatação para a lei Rouanet de 3 filmes curtas metragens para veiculação em TV, em comemoração dos 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e participação no agenciamento. Projeto em fase de captação de recursos em parceria com a HK Produções.

Mostra Encontro Marcado com Fernando Sabino

 

Revitalização da Estrada das Paineiras

Vale Mais Ilha Grande

Caminho da Mata Atlântica e Jardim dos Beijas Flores

Jardim Botânico RJ—200 anos em filmes

Projetos

Natureza—Educação—Cultura—Cidadania

Projeto para a Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio de pesquisas sobre o ambiente marinho e costeiro da região com  atividades de educação e sensibilização ambiental, esportivas e culturais com os freqüentadores da Praia do Forte. Participação de sócio Ondular: Gerente geral do projeto.

Praia Viva

A ONDULAR possui vários projetos relacionados com o carnaval de rua, forma de expressão cultural brasileira reconhecida e apreciada nacional e internacionalmente.

Mantêm o sítio www.carnavalvirtual.com que recebe cerca de 100.000 visitantes anualmente.

Produz o desfile do Bloco Virtual na orla de Ipanema durante o carnaval arregimentando mais de 5.000 foliões.

Projetos em desenvolvimento:

1—Carnaval Virtual no sítio Second Life— criação de uma ilha neste meta-universo, para divulgação do carnaval de rua.

2– Rio Street Carnival in Europe— worksphops a serem realizados em Paris, Bruxelas, Amsterdã e Lisboa para ensino das artes carnavalescas e divulgação do carnaval de rua do Rio.

Carnaval

Parque Estadual da Ilha Grande

 

A ONDULAR faz parte do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Ilha, órgão gestor das atividades de preservação desta reserva ecológica, subordinado ao IEF—Instituto Estadual de Floresta do governo do Rio de Janeiro. Vimos contribuindo para o Plano de Manejo em elaboração pela UERJ e para Projeto Reflorestar - Reflorestamento Comunitário na Restinga  de Lopes Mendes.

Juliette Castigada (e Justine Recompensada)

Peça de Roberto Athayde, é uma comédia paradoxal que conta a história de Justine e Juliette, as irmãs criadas pelo Marquês de Sade para simbolizar o bem e o mal,  que dormiram durante 230 anos e acordaram em pleno século 21. Projeto de iniciativa da Ondular, aprovado na Lei Rouanet em fase de captação de recursos.

Carnaval Virtual Ponto Com Ponto BR

Projeto de iniciativa da Ondular, para ampliação do sitio que mantém, desde 2001, com informações sobre o carnaval de rua do Rio de Janeiro, visando abranger o carnaval de Olinda e Recife, Salvador e outras cidades brasileiras. Projeto aprovado na Lei Rouanet em fase de captação de recursos.

Novo Carnaval Virtual

Projeto de autoria da Ondular, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro que tem como objetivo modernizar o sitio existente desde 2001, com mais de 100.000 visitantes anuais, através de tecnologia multiplataforma, novo design e funções para atualização pelo usuário. Projeto em fase final de execução, com término previsto para dezembro 2009.

Revitalização do Cactário e Coleção de Cactáceas do Jardim Botânico RJ

Projeto em parceria com a Associação de Amigos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para reforma das instalações, criação de novas áreas, expansão da coleção e formação de profissionais para atuar como Monitores de Patrimônio Sociocultural. Projeto aprovado na Lei Rouanet. A Ondular participou na elaboração e está participando da captação de recursos, em curso.

Linda Olinda

Projeto em parceria com a Caleidoscópio que tem como objetivo a publicação de livro e realização de seminário com reflexões sobre o impacto para a cidade de Olinda do título de Patrimônio da Humanidade. Projeto aprovado na Lei Rouanet. A Ondular participou na elaboração e está participando da captação de recursos, em curso.